Instruções de utilização dos produtos TR

  1. Um bom molde depende, antes de mais nada, de um bom modelo. Cada pequena imperfeição ou opacidade na superfÍcie do modelo será copiada pelo molde. 
  2. A mesma operação recomendada pela TR para moldes novos, vale também para moldes recondicionados. Molde recondicionado é aquele que já esteve na produção e, devido ao grande acúmulo de cera ou resíduos voltou ao setor de modelagem para Ter sua superfície limpa e polida. A TR recomenda lixar até pelo menos grão 600. Após o lixamento, a aplicação dos polidores TR 309(polidor grosso) e TR 311 (polidor mais fino) com uma politriz. O acondicionamento do molde só estará completo após a selagem com TR 301 e o enceramento.
  3. Sem precisar recondicionar o molde, o limpador de excesso de cera TR 502, aplicado com politriz, retira o excesso, requisitando posteriormente uma camada de cera em pasta. Normalmente os usuários limpam seus moldes com estireno, o que é um procedimento altamente desaconselhável ,
    Visto que o estireno atacará a superfície do mesmo, diminuindo em muito sua vida útil.
  4. Outra opção para limpar o excesso de cera é a aplicação da cera líquida com auto limpador TR 210. Foi projetada para partes com textura ou geometria difícil, mas podendo ser utilizada em qualquer superfície do molde. A diferença em relação ao TR 502 é que, ao mesmo tempo em que limpa o excesso de cera ela encera o molde, dispensando aquela última camada de cera em pasta.

Produção de peças em PRFV

Um dos principais segredos para se obter peças em PRFV com superfícies brilhantes e bem acabadas é observar as quatro etapas do sistema de aplicação do agente desmoldante. Além disso, vai garantir uma vida útil muito maior ao seu molde, ganhar tempo na produção e economia tanto de desmoldantes como de material de limpeza dos mesmos.

  1. LIXAR: O passo inicial para a preparação da superfície deve começar pelo menos uma a duas semanas após a cura. O grão da lixa se determina segundo a suavidade e condição da superfície original. Use, progressivamente, um grão mais fino até alcançar pelo menos o grão 600.
  2. POLIR: Os arranhões e marcas deixadas pela etapa de lixamento são retirados com o polidor TR 309 (politriz). Para uma superfície mais brilhante, dê polimento com o composto polidor TR 311.
  3. SELAR: Com uma politriz e boina de lã (TR 702), aplique duas camadas de verniz selador TR 301. Esta aplicação faz desaparecer até as ranhuras mais finas, preenche as microporosidades e deixa a superfície brilhante e pronta para ser encerada. Aplique cada camada em direções opostas, vertical e horizontalmente, e assegure-se de cobrir toda a superfície.
  4. ENCERAR: Aplique, à mão,com uma espuma seca a cera desmoldante em pasta TR 102
    através de movimentos circulares e sobrepostos. Para obter um acabamento brilhante, espere secar e dê polimento à mão com um pano de algodão seco, retirando o excesso.

Moldes novos ou recondicionados

Um molde recondicionado é aquele que, como o novo, está com seus poros  abertos, só que pela ação de polidores ou solventes. Em ambos os casos aplique mais 4 ou 5 camadas de cera em pasta, com intervalos de 2 horas entre elas e sempre retirando o excesso após a secagem; isto vai permitir que o solvente evapore e a cera de carnaúba se assente. Deixe o molde à temperatura ambiente por 24 horas; aplique então, mais uma camada de cera em pasta e, após uma hora, o molde estará pronto para receber o gel e alaminação.Após cada uma das primeiras 4 ou 5 desmoldagens, aplique mais uma camada de cera em pasta. Este procedimento permitirá que o calor exotérmico difunda a cera no gel coat do molde, resultando em uma completa selagem. O uso contínuo das ceras em pastas TR propiciará um número de desmoldagens após o enceramento de 12 ou mais peças.

Esta variação está condicionada a inúmeros fatores: a quantidade de solvente no Gel coat, calor exotérmico devido à laminação ou sucessão de camadas, complexidade do molde, etc. Assim que aparecerem pontos de opacidade ou falta de brilho, aplique uma pequena quantidade do limpador TR 502, dê polimento com uma politriz para retomar o brilho; aplique, então, uma camada de cera em pasta TR que o molde estará pronto para voltar à produção. Desta forma você poderá ter o molde por mais de 05 anos. Em locais do molde onde for difícil a aplicação do limpador com politriz, aplique à mão com um pano limpo a cera liquida auto-limpador TR 210, no lugar do limpador TR 502.

Um método alternativo que também produz excelentes resultados é a utilização da cera liquida auto-limpador TR 210. Apesar de ter sido projetada para áreas antiderrapantes (texturizadas) ou detalhadas do molde para evitar acúmulo de cera em pasta, é freqüentemente utilizada em substituição às ceras em pasta após o molde ter sido bem acondicionado. Aplique com um tecido seco e limpo. molhando-o bem, sem encharcar, com a cera liquida. O molde deve parecer molhado ou úmido durante a aplicação. Deixe secar antes de retirar o excesso com um pano macio e limpo de algodão.

Peças acabadas

  1. O limpador selador para acabamento TR 500 limpa, dá polimento, sela e deixa um acabamento de carnaúba brilhante.
  2. Use TR 311 com uma politriz em áreas remendadas ou retocadas com Gel Coat para recuperar um brilho uniforme.
  3. O polidor selador para peças acabadas TR 510 é ideal para fabricantes de barcos, peças automotivas, mármore sintético ou qualquer peça de fiberglass, com superfície de Gel coat ou pintada. Garante assim uma proteção contra intempéries. Aplique à mão ou com politriz.

Desmoldantes semi-permanentes

  1. Remova todos os contaminantes e desmoldantes usados anteriormente sobre a superfície do molde com o limpador e solvente TR 905. Molhe bem sem encharcar, um tecido de algodão limpo e espalhe por áreas do molde. Faça isso por um tempo suficiente para que, a cada área ainda úmida, você possa secar sempre com um tecido de algodão e seco. Dobre e mude o tecido sempre que necessário para absorver todos os contaminantes. Repita a limpeza até que a superfície do molde esteja totalmente limpa e seca.
     OBS.: Lave antes com água e detergente os moldes novos ou recondicionados que tenham sido polidos com politriz ou algum composto polidor. Seque totalmente e aplique TR 905 conforme explicado acima.
  2. Aplique exatamente da mesma maneira 1 ou 2 camadas do selador TR 910 (2 camadas para garantir cobertura uniforme se existir porosidade). Espere 15 a 20 minutos entre as camadas e 30 minutos após a última (se for possível, mais tempo é aconselhável).
  3. Aplique novamente da mesma maneira(com um pano molhado umedeça o molde e com um pano seco seque-o enquanto ainda úmido) 2 camadas do desmoldante TR 900(caso não tenha utilizado o selador TR 910 aplique 4 camadas). Espere de 5 a 10 minutos entre as camadas. Aplique sem muita pressão e seque também levemente. Substitua o tecido sempre que necessário para garantir uma superfície seca uniforme. Ao  aplicar, comece num dos cantos do molde e deixe uma pequena intersecção entre cada uma das pequenas áreas que tenham recebido sucessivamente as aplicações, até que todo o molde esteja completo. Aplique a segunda e as seguintes camadas da mesma maneira. Utilize TR 920 no lugar da TR 900 no caso das resinas epóxi.
  4. Aplique o desmoldante TR 900 e ou TR 920 novamente após cada uma das duas primeiras desmoldagens. Dê inicio então às suas múltiplas desmoldagens e ao sinal de uma desmoldagem mais difícil aplique novamente o TR 900 e ou TR 920. Aplique novamente outra camada sobre áreas marcadas por arranhões ou marcas de abrasão. Todas as áreas remendadas ou retocadas devem passar novamente por todas as etapas com uma superposição suficiente. Espere um tempo maior (1 a 2 horas, à temperatura ambiente) após aplicação do selador TR 910 em áreas reparadas ou retocadas.

A R&D International, em parceria com a TR Industries, tem segurança e muito mais que fornecer excelentes ceras desmoldantes. Estamos oferecendo uma linha completa e acessoria técnica, visando o mais perfeito acondicionamento para moldes de PRFV. Comprove os seguintes benefícios:


Descrição dos produtos


R&D Internacional Importadora e Exportadora Ltda.
R. Pais da Silva, 401 - Chácara Santo Antônio
São Paulo - SP - Brasil - E-mail: rdinternational@uol.com.br
Fone: (55-11) 5181-7399 - Fone/Fax: (55 11) 5181-7109